Este deve ser o maior sonho das
empresas: contratar um profissional ideal. Aquele que se enquadra perfeitamente
dentro de um perfil para ocupar um determinado cargo na empresa. Mas como e
onde encontrar um profissional ideal? Basta um currículo com excelentes cursos
e experiência profissional? Muitas empresas acreditam que isso não é o
suficiente e optam por aplicar testes de contratação para descobrir melhor o
perfil do candidato.
Uma das opções do mercado é o
Perfil Caliper, que consiste numa avaliação de personalidade que analisa o
potencial do candidato e a possível adaptação a um cargo ou equipe. Geraldo
Recchia, diretor-presidente da Caliper, diz que o Perfil Caliper existe há 45
anos e foi criado nos Estados Unidos, de onde parte todo o resultado do teste.
Ainda segundo Recchia, são 150 questões que definem as competências
profissionais do candidato, como: liderança, tomada de decisões, administração
do tempo e outras.
Desde sua origem, o Perfil
Caliper veio modificando-se e aperfeiçoando-se com o tempo. E para a aplicação
do teste há duas maneiras: pode ser aplicado pelo método on-line, demorando
cerca de uma hora e meia; ou no formato impresso (questionário), levando cerca
de duas horas para o candidato a um determinado cargo responder as questões.
“Quem aplica o teste é o
Departamento de Recursos Humanos da empresa. Hoje, as concessionárias são as
que mais procuram o nosso perfil”, comenta Geraldo Recchia. A cada seção, seis
ao total, há explicações iniciais de como fazer. “O candidato, dessa forma, não
tem dúvidas ao responder o que o Perfil Caliper pede”, comenta o diretor.
As vantagens do Perfil Caliper
são: 85% de índice de acerto potencial; difícil de ser burlado; identifica,
inclusive, o que pode e não ser treinado na empresa; indica previsão de
potencial de sucesso da pessoa e orienta a empresa. “A verdade é que, mesmo
aplicando o Perfil Caliper, a empresa não pode esquecer a lição de casa no
dia-a-dia, de dar valor e cuidar desse funcionário”, argumenta.
Mais opções – Outro teste que pode ser aplicado
nas empresas é o PPA (Análise de Perfil Pessoal), através do qual é possível
obter, em pouco tempo, muitas informações – sobre como o profissional se
comporta em momentos de pressão, por exemplo.
Compõem o PPA aproximadamente 24
questões, para as quais o candidato deve dar notas de 1 a 4, conforme sua
identificação, ou melhor, identificando o que mais e o que menos se parece com
ele.
Existe ainda o método DISC, uma
das ferramentas mais usadas no mundo para a avaliação e desenvolvimento da
personalidade de candidatos. Também é composto de 24 questões, que podem ser
resolvidas em aproximadamente 20 minutos.
No DISC, cada pergunta oferece ao
candidato quatro opções, ou seja, quatro alternativas, que consistem em
adjetivos como “bravo” ou “entusiasta”, por exemplo. Em outras seções são
apresentadas frases, o que torna o questionário mais compreensível. O resultado
é abrangente, podendo ser lido e interpretado para revelar detalhes da
personalidade de um indivíduo.
Entre as opções apresentadas, e
outras que também existem à disposição, cabe à sua empresa decidir qual o
melhor teste a ser aplicado às novas contratações, aumentando as chances de
contratar o melhor profissional para as vagas oferecidas e diminuindo,
consequentemente, os índices de turnover na equipe
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